sábado, 25 de junho de 2011

Nascimento do Botafogo FC


Durante uma aula, no Colégio Alfredo Gomes, em Botafogo. Flávio da Silva Gomes de 14 anos entregou a Emmanuel Sodré, o Mimi, um bilhete que dizia: “O Itamar Tavares tem um clube de futebol. O que acha de criarmos o nosso? O bilhete foi interceptado pelo professor, o general Júlio Noronha. Embora severo, acabou incentivando os meninos. E fez um discurso em prol da prática esportiva.

Na tarde de sexta, 12 de Agosto de 1904, Flávio, Mimi e outros adolescentes, reuniram-se para discutir a criação do time. O primeiro nome sugerido foi o de um clube extinto, o Electro, mas Itamar Tavares, aquele que já tinha um clube, apresenta uma ideia aprovada por todos: A camisa teria listras verticais pretas e brancas, parecidas com a da Juventus de Turim. (Itamar estudou na Itália e ficou apaixonado pela Juve).

Só faltava o nome. Quando Flávio (o do bilhetinho) comentou com sua avó, dona Chiquitota, que o clube talvez se chamasse Electro, acabou sendo repreendido. Onde já se viu, eles deveriam homenagear o bairro onde moravam, disse a vovozinha. Dito e feito. Nascia o Botafogo Football Club.

Fonte: Lancepédia

Foto: Montagem com imagens do início do século XX

0 comentários:

Postar um comentário

Powered By Blogger